quinta-feira, maio 26, 2011

População preocupada com aumento de assaltos e tiroteios na via pública

Assaltos e tiroteios na via pública registados esta semana em Abrantes estão a mobilizar a população a reclamar mais segurança através de uma petição pública, lançada na internet.

Denominada «Por uma Abrantes segura como dantes», a petição dirigida à Câmara de Abrantes e ao Governo Civil de Santarém reclama por mais segurança, tendo já recolhido cerca de 300 assinaturas.

Os cidadãos afirmam-se “cansados” de viver numa cidade “controlada por uma comunidade de marginais que semeia o terror a seu bel-prazer, sobretudo quem frequenta espaços comerciais e de lazer e as zonas próximas do pólo universitário e das escolas”.

O documento, iniciativa de um grupo de estudantes da Escola Superior de Tecnologia (ESTA), defende ainda que a área de intervenção no perímetro urbano da cidade de Abrantes seja retirada da PSP e entregue à GNR, tendo em conta a sua estrutura militarizada, devendo o posto de Abrantes ser reforçado com pessoal e equipamento.

O furto de fios de cobre em cabos de telecomunicações, que tem deixado as comunidades rurais do concelho sem telefone, internet e televisão, e os assaltos e agressões a habitantes associados a recorrentes actos de vandalismo tem revoltado a população, tendo o assunto dominado as conversas no dia-a-dia.

Contactada pela Lusa, a presidente da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque, afirmou estar a efectuar “todas as diligências” para a criação do “Conselho Municipal de Segurança (CMS), cujo diagnóstico “já foi aprovado” pela tutela, aguardando a sua concretização pelo Governo que resulte das eleições de 5 de Junho.

O documento elenca e avança com medidas concretas e é considerado um instrumento "fundamental" para combater os fenómenos da criminalidade e da delinquência no concelho.

Céu Albuquerque afirmou que um grupo de jovens, "alguns com menos de 16 anos", está identificado como sendo o "responsável pelo clima de medo e de insegurança" que se sente em "determinados pontos" da cidade.

Fontes policiais relataram que esta semana registaram-se vários casos de assaltos entre os quais à residência da presidente da câmara. Segundo as mesmas fontes, esta noite registaram-se desavenças com perseguições de automóveis que incluíram disparos com armas de fogo na via pública, alegadamente entre elementos de gangues rivais.

A presidente da câmara de Abrantes, Maria do Céu Albuquerque (PS), confirmou ter sido alvo de um assalto em sua casa, tendo-lhe sido furtado um automóvel, um computador, e vários outros objetos. A autarca assegurou que, “enquanto cidadã”, formalizou a queixa junto das autoridades, tendo adiantado que o automóvel furtado “já foi recuperado” e os assaltantes identificados.

DIZIA A SRA.PRESIDENTE QUE “NÃO” HAVIA INSEGURANÇA EM ABRANTES. COMO ESTAVA FORA DA REALIDADE OU ENTÃO NÃO QUER VER… OU ENTÃO VER PARA  CRER, NESTE CASO PARA SENTIR.


IN O MIRANTE

A CMA (ou seja o grupo de Vereadores controlado pela Chefa e em especial a Presidente) têm vindo a dizer que não há insegurança e que isso são exageros do Dr. Santana-Maia.
A petição, apesar das nossas divergências, solidariza-se com a abrantina Maria do Céu Albuquerque e espera que ela retire as consequências políticas deste ato criminoso.
São preciso tomar medidas urgentes e duras para pôr cobro a esta onda de assaltos, antes que um abrantino faça a justiça por suas próprias mãos.
São necessárias medidas policiais e políticas para resolver a situação.

in Cidadãos por Abrantes

Sem comentários:

Enviar um comentário