quarta-feira, maio 11, 2011

Ministra da educação em Abrantes!

 

Ministra diz que notícias de redução drástica do número de professores são "especulativas"

A ministra da Educação afirmou hoje serem “especulativas” as notícias que apontam para uma redução drástica do número dos professores candidatos aos concursos daquele ministério.

Em declarações à agência Lusa, à margem da inauguração da Escola Secundária Solano de Abreu, em Abrantes, intervencionada no âmbito do Programa de Modernização do Parque Escolar do Ensino Secundário, Isabel Alçada disse que o número de 55 mil candidatos aos concursos a prazo do ministério que tutela “não diferem muito do que tem sido hábito”.

A governante classificou de “especulativos” os números avançados por alguns dirigentes sindicais sobre a quantidade de profissionais a prazo que vão sair do sistema.

“Este é um concurso de colocação anual que se realiza sempre por esta altura do ano para que as pessoas que querem entrar no sistema de ensino, mudar de escola, ou que estão contratadas e não são ainda professores de carreira, possam concorrer”, declarou.

“Depois”, continuou, “em função das necessidades de horários das escolas é que o ministério da Educação faz a colocação”, tendo acrescentado ser “prematuro” fazer previsões nesta fase.

“Só depois dos horários elaborados é que ficaremos a saber exatamente quais as necessidades de horários para este ano”, vincou.

Segundo a governante, os cerca de 55 mil candidatos aos concursos do ministério representam um número idêntico ao dos últimos anos, tendo afirmado que todos os outros números que sejam alvitrados “são números especulativos”.

O fecho de escolas e a criação de mais mega agrupamentos, a redefinição dos horários escolares e a reorganização curricular do ensino básico, atualmente suspensa, são fatores que vão determinar o número de profissionais que integrar ou deixar o sistema.

A rede pública escolar emprega atualmente cerca de 35 mil professores a prazo.
in sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário