domingo, maio 22, 2011

A noite de Passos



A noite do último debate correu bem a Passos Coelho.

21 de Maio de 2011, 16:02

por Francisco Sena Santos

Primeiro, pelo resultado das sondagens, uma da Intercampus e outra da Aximage:
Os dois estudos de opinião põem o PSD na frente, ainda que com avanço tão escasso (1,6%) sobre o PS que mantém os dois partidos rivais no campo de empate técnico.
Mas estas duas sondagens no final da pré-campanha, juntas com outras seis conduzidas neste mês de Maio, compõem um cenário que leva o perito Pedro Magalhães a afirmar “sob certos pressupostos” que a vantagem do PSD “é pequena mas estatisticamente significativa”. É relevante notar que nesta série de sondagens da Intercampus para o Público e a TVI, o PS, há apenas uma semana, surgia na frente, com a vantagem de 2,9%. O estímulo de agora para o PSD é, no entanto, contrariado por um dos resultados da sondagem Aximage para o Correio da Manhã: o PSD segue na frente das intenções de voto, mas o PS lidera na resposta à pergunta sobre quem vai ganhar as próximas eleições. Este é um dado relevante para sinalizar dinâmicas de vitória.
Conhecidas as sondagens, veio o debate final. Foi, como destaca o Público, um debate “dominado pela troca de culpas na crise política e financeira”. Um debate “equilibrado que dá ânimo a Passos Coelho”, aponta o Diário de Notícias numa síntese que acompanha a do I: “o exame correu bem a Passos Coelho”
É sabido que os debates costumam ser o que os comentadores dizem que foram. Miguel Sousa Tavares, na SIC-Notícias, foi fulminante: “Sócrates esmagado”. É a opinião que prevalece no percurso blogtrotter. Anotemos algumas das opiniões na blogosfera:
  • “Passos surpreendeu o país, Sócrates perdeu o debate e perdeu as eleições” (escreve rui a, no Blasfémias).
  • “O factor novidade da noite foi Pedro Passos Coelho, que surgiu muito confiante e com uma postura que ainda não lhe tínhamos visto nestes debates" (Nuno Gouveia, no 31 da Armada).
  • “O primeiro-ministro mostrou-se, mais que nunca, esgotado e sem ideias. Passos Coelho tem motivos para estar satisfeito” (Pedro Correia, no Delito de Opinião).
Luís M Jorge, também no Delito de Opinião, admite que nunca imaginou escrever isto: “Passos Coelho ganhou o debate”.

Ricardo Schiappa, no Esquerda Republicana, nota que Passos Coelho apareceu “muito mais agressivo que o seu estilo habitual”.

Em suma: tudo está em aberto, mas Passos Coelho entra nas duas semanas decisivas com perspectivas bem melhores do que as que tinha há oito dias.



Sem comentários:

Enviar um comentário