domingo, abril 24, 2011

Há muita infidelidade entre os portugueses, mas vida dupla "desgasta"


Os casais portugueses têm agora um sítio na internet onde podem encontrar alguém para “um caso ou uma aventura emocionante”. Os serviços prometem sigilo e felicidade a quem sofre da “rotina”, mas os especialistas alertam para o "desgaste" de uma vida dupla.

“À procura de romance porque em casa tudo virou rotina? Entre em acção aqui!”, anuncia a empresa responsável pelo sítio www.secondlove.pt, no espaço dedicado aos homens. “Não está interessada em grandes mudanças, mas aberta a algo novo?” pergunta o serviço dirigindo-se ao público feminino, a quem o site sugere: “Ofereça-se um romance”.
Os responsáveis da página na internet acreditam que quem “não quer ter problemas na sua relação mas, de vez em quando, acha que a monogamia é monótona” pode encontrar ali a solução, mas os especialistas defendem que a procura de um terceiro elemento para salvar a relação pode ser ainda mais prejudicial.
“Não faz sentido promover a traição entre pessoas assim como não faz sentido promover a violência física e verbal, a mentira ou a promiscuidade. Sabemos que são comportamentos que fazem parte da condição humana, mas a resposta da sociedade não pode ser a de incentivar, mas sim reparar e ajudar a evitar este tipo de comportamentos”, defende a directora clínica e psicoterapeuta na Clínica de Terapia de Casal, Celina Coelho de Almeida.
No consultório de Maria de Jesus Candeias são muitos os pacientes que assumem ter relações extra-conjugais, mas não é com “ânimo leve” que vivem estas histórias: "As pessoas vivem com o medo de ser descobertas e com a culpa" e as mulheres têm, normalmente, “mais dificuldade em lidar com o conflito e acabam muitas vezes por revelar o que se passa”, conta.
Muitas vezes, o terceiro elemento aparece como um “escape” para esquecer as carências da uma relação “sem registos de paixão”, e acaba por ser “idealizado como alguém que vai preencher um vazio”.
A descoberta da traição, alerta a especialista, “abre feridas no casal difíceis de fechar”. Mas existem excepções.
O sexólogo Fernando Eduardo Mesquita lembra os “casais que são bastante abertos” ou as relações em que um dos elementos tem um problema sexual e por isso, em conjunto, decidem que a solução pode passar por uma terceira pessoa. No entanto, na maioria dos casos, um 'affair' representa “um risco para o casal”, sublinha o sexólogo, que lembra que os problemas devem ser resolvidos a dois: “a relação é sempre fortalecida quando não se mete mais pessoas ao barulho”.
Apesar dos “riscos”, os especialistas acreditam que o site se venha a transformar num caso de sucesso.
“Sempre existiram traições e nos últimos anos muitas delas surgem através da procura pela internet”, lamenta Celina Coelho de Almeida. A psicoterapeuta Maria de Jesus acrescenta: "hoje, ao primeiro obstáculo os casais separam-se ou procuram soluções milagrosas, como esta".
O Second Love conta já com 180 mil utilizadores na Holanda, 20 mil na Bélgica e seis mil em Espanha. Para Celina Coelho, o serviço que o site oferece parece "mais um retrocesso do que um passo em frente em termos emocionais: Como podemos investir numa relação, se cada vez mais procuramos soluções imediatas e superficiais? As relações satisfatórias e prazerosas requerem investimento, disponibilidade e capacidade para lidar com a frustração, seja numa relação de casal, de pais e filhos ou de amizade”.
@Lusa


Sem comentários:

Enviar um comentário