sábado, junho 18, 2011

Executivo tem 11 ministros.

Executivo tem 11 ministros, três do CDS-PP, quatro do PSD e quatro independentes

Lisboa, 17 jun (Lusa) - O XIX Governo Constitucional é o executivo com menos ministros desde o 25 de Abril, com 11 ministros, dos quais três pertencem...
Executivo tem 11 ministros, três do CDS-PP, quatro do PSD e quatro independentes
Executivo tem 11 ministros, três do CDS-PP, quatro do PSD e quatro independentes
Lisboa, 17 jun (Lusa) - O XIX Governo Constitucional é o executivo com menos ministros desde o 25 de Abril, com 11 ministros, dos quais três pertencem ao CDS-PP, quatro são do PSD e quatro apresentados como independentes.
Até agora, o executivo mais curto desde 1974 tinha sido o X Governo Constitucional, chefiado por Cavaco Silva, que tomou posse em 1985, com 13 ministros.
Apesar da sua dimensão mais reduzida, o CDS-PP tem no XIX Governo o mesmo número de ministros que teve nos dois anteriores de coligação com o PSD, entre 2002 e 2005 - três, enquanto o PSD tem quatro, além do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.
O presidente do CDS-PP, Paulo Portas, é ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, o líder parlamentar cessante do CDS-PP, Pedro Mota Soares, é ministro da Solidariedade e da Segurança Social e a vice-presidente do CDS-PP Assunção Cristas é ministra da Agricultura, o Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território.
Da Comissão Política do PSD integram o Governo o secretário-geral, Miguel Relvas, que é ministro Adjunto e dos Assuntos Parlamentares e a vice-presidente do partido Paula Teixeira da Cruz, ministra da Justiça. O líder parlamentar cessante do PSD, Miguel Macedo, é ministro da Administração Interna.
O ex-líder parlamentar do PSD e ex-candidato à liderança deste partido José Pedro Aguiar-Branco completa a lista de sociais-democratas no Governo, como ministro da Defesa.
A estes nomes juntam-se os dos independentes Vítor Gaspar, ministro de Estado e das Finanças, Álvaro Santos Pereira, ministro da Economia e do Emprego, Paulo Macedo, ministro da Saúde, e Nuno Crato, ministro da Educação, do Ensino Superior e da Ciência.
Em comparação com o segundo executivo chefiado por José Sócrates, o novo Governo tem menos cinco ministros.
O XVIII Governo cessante tomou posse em 2009, composto por 16 ministros, cinco dos quais apresentados como independentes.
IEL
Lusa/Fim

BOA SORTE PARA TODOS.
AGORA VAMOS TRABALHAR E LEVANTAR ESTA NAÇÂO!
ACREDITAMOS, QUE VAMOS CONSEGUIR!

Sem comentários:

Enviar um comentário