segunda-feira, março 28, 2011

Onde vamos parar?

Taxas Euribor sobem em todas as frentes (DE)

As taxas Euribor voltaram hoje a subir em todos os prazos, uma notícia negativa para as famílias com crédito à habitação.
A Euribor a seis meses, a mais usada no cálculo dos juros do crédito à habitação em Portugal, subiu hoje para 1,521%, enquanto que a taxa a 3 meses, que serve sobretudo de referência nos empréstimos às empresas e que influencia também os juros dos certificados de aforro, acelerou para 1,210%. Já a maturidade a 12 meses avançou para 1,971%.
É preciso recuar até 2009 para encontrar níveis de juro idênticos aos que agora se verificam. E ao longo dos próximos meses é de esperar que os custos do crédito continuem a agravar-se, tendo em conta que o Banco Central Europeu (BCE) já sinalizou que poderá começar a subir a sua taxa diretora. Um movimento que poderá começar já na reunião de agendada para 7 de Abril.
A possibilidade de mexer nas taxas foi admitida por Jean-Claude Trichet, sendo que este movimento será acompanhado pelas taxas Euribor. Até ao final do ano, o mercado prevê subidas médias de dez pontos base por mês em todos os indexantes, com base nos contratos de futuros sobre a Euribor a 3 meses, a única para a qual existem estimativas.

Sem comentários:

Enviar um comentário