sábado, abril 30, 2011

REDUÇÃO DE "SPREADS"


Alexandre Relvas propõe redução de 'spreads' às empresas exportadoras

Lisboa, 30 abr (Lusa) - O gestor Alexandre Relvas propôs hoje a criação de um programa de financiamento de encomendas e contratos de exportação e a re...
Alexandre Relvas propõe redução de 'spreads' às empresas exportadoras Lisboa, 30 abr (Lusa) - O gestor Alexandre Relvas propôs hoje a criação de um programa de financiamento de encomendas e contratos de exportação e a redução de 'spreads' às empresas nas quais as exportações representem mais de 33 por cento da faturação.
O gestor, que falava em nome individual no evento "Mais Sociedade", que decorre no Centro de Congressos de Lisboa, apresentou algumas propostas com aplicação a curto prazo, por considerar que "o foco deve ser a redução de custos e a dinamização financeira das empresas".
O gestor entende que o atual contexto é favorável e, nesse sentido, defende "o esforço dos capitais próprios" e a criação de uma conta corrente entre o Estado e a empresa, com uma garantia de pagamento a 60 dias.
Alexandre Relvas propõe ainda a alteração do regime de pagamento do IVA e a redução da tributação de juros "sobre suprimentos em IRS".
Numa manhã que ficará marcada por diversas propostas de vários intervenientes, o gestor apresentou também argumentos para o mercado do emprego, nomeadamente, a redução da taxa social única.
Quanto à legislação laboral, esta "deve ser negociada em termos nacionais com os sindicatos. É um processo que é longo, mas podia haver uma legislação paralela", afirmou.

"Eu criava um novo contrato de trabalho com flexibilidade total", destacou o gestor. Segundo explicou, não se trata de eliminar o tipo de contratos que hoje existem, mas, "em paralelo, criar um outro contrato com maior flexibilidade, com flexibilidade total", o que facilitaria as empresas.
Defende ainda incentivos às PME, através de quotas, "de incentivo à contratação". O reforço da capacidade financeira das empresas, o incentivo ao investimento e ao emprego deverá ser o caminho a seguir por Portugal a muito curto prazo, sublinhou o gestor.

"Não é nenhum Governo iluminado que vai decidir se Portugal vai apostar na cortiça, no mar, ou em mercados alvos. É com o apoio das grandes empresas que vamos sair da atual situação", ironizou.
Em jeito de conclusão, lembrou que cerca de 99,3 por cento das empresas portuguesas com menos de 50 trabalhadores, têm um nível médio de endividamento de 150 por cento do PIB.
O "Mais Sociedade" é uma iniciativa de cidadãos independentes que surgiu em resposta a um desafio do presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, no verão de 2010, com o objetivo de promover uma discussão sobre o futuro do país.
A iniciativa, financiada pelo PSD, comprometeu-se a apresentar um relatório final dos seus trabalhos aos sociais-democratas, mas o coordenador do movimento, António Carrapatoso, já frisou que as propostas que surgirem no âmbito do "Mais Sociedade" apenas responsabilizam os seus subscritores individuais, não comprometendo nem o movimento no seu todo nem o PSD, partido que deverá apresentar o seu programa eleitoral no início de maio.

SMS
Lusa/Fim

IMPORTANTE!!! PARA REFLECTIR !


Não posso deixar de repassá-lo pela pertinência e oportunidade
Já agora, relembro um velho ditado (adaptado)

“Errar é humano...persistir no erro é burrice!”

O Quarto Poder

PIG (Portugal + Irlanda + Grécia)

Por Manuela Moura Guedes

"Imagine que vai para fora e dá dinheiro a alguém para tomar conta da sua casa e fazer a gestão da sua vida. Imagine que, ao regressar, descobre que o dinheiro se foi, está endividado até ao pescoço e a casa está a cair aos bocados.

Imagine que tem de estender a mão a um vizinho para escapar a viver sem abrigo. Volta a pôr a casa e a vida nas mãos de quem o desgraçou? Claro que não, só se for completamente idiota! Mas, é isso que, segundo a última sondagem, são 36% dos portugueses. Idiotas! Querem dar o país de novo a quem o arruinou. Já não há sequer dinheiro para pagar os salários dos militares a tempo e horas, nem para tratamentos e remédios básicos, nos hospitais. Não há dinheiro! Foi gasto e mal gerido por gente que tem nome.

Noutra situação da vida comum, seriam julgados e penalizados. Como se trata do governo, a única sanção é não serem reeleitos. Mas, mesmo isto, 36% de idiotas acham que eles não merecem. Não tenho respeito pela comunicação social que continua a levar a sério toda a propaganda deste governo sem qualquer tipo de sentido crítico. Há muito que é co-responsável por todo este desastre. Mas, convenhamos, um Povo que elege quem o leva à ruína merece ser PIGPovo Idiota e Grunho (o FMI tem razão)! "

no “Correio da Manhã”, de ontem

sexta-feira, abril 29, 2011

PSD ABRANTES RETIRA CONFIANÇA POLITICA AO VEREADOR SANTANA MAIA !?

SANTANA MAIA
Os militantes do PSD de Abrantes, reunidos no sábado, dia 16 de Abril, aprovaram uma moção em que é retirada a confiança politica ao seu vereador Santana Maia Leonardo.
A moção foi apresentada por alguns militantes do PSD e foi aprovada por larga maioria. Ao que a Antena Livre apurou em causa a decisão do vereador deixar de participar nas reuniões da concelhia.
Recorde-se que há cerca de duas semanas Santana Maia Leonardo havia pedido a transferência de militante da concelhia de Abrantes para o Lumiar (Lisboa)
Na prática, o PSD de Abrantes passa a ter um vereador representado na Câmara Municipal, sendo que desde sábado, as posições assumidas por Santana Maia Leonardo passam a ser pessoais e deixam de vincular os social-democratas.


IN Antena Livre

"Se você vive olhando para o sol, não verá as sombras." (Helen Séller)

O Ministro da Agricultura,

  O Ministro da Agricultura, de Desenvolvimento Rural e das Pescas, António Serrano, vem ao Ribatejo Interior, no próximo dia 2 de Maio, para conhecer dois dos projectos aprovados no concurso nº1/2009 da TAGUS – Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior.
Esta visita surge após a Direcção Regional de Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo (DRAP LVT) ter submetido informação ao Ministério sobre os projectos aprovados na região do Vale do Tejo, sendo seleccionados três: dois no território da TAGUS e um na zona da ADREPES (Península de Setúbal).
A partir das 10h, uma comitiva composta pelo Ministro, pelo director da DRAP LVT Nuno Russo, pela gestora do ProDeR Gabriela Ventura, presidentes de Câmara de Abrantes e Constância, coordenador da TAGUS, entre outros representantes de entidades regionais irão visitar a Praia Fluvial de Aldeia do Mato, em Abrantes.
Neste local encontra-se em fase de implementação o projecto “Dinamização da Praia Fluvial de Aldeia do Mato”, desenvolvido pela empresa Segredos de Aldeia, cujo objectivo do apoio é a requalificação e modernização das infra-estruturas de apoio a este recurso turístico.
De seguida, a comitiva deslocar-se-á para Santa Margarida da Coutada, em Constância, para visitar a unidade de restauração Central Parque. Neste espaço está a ser implementado o projecto da empresa ClaudiRui, que consiste numa infra-estrutura de apoio ao Parque Ambiental de Santa Margarida, dotando-o da capacidade de servir refeições a 120 pessoas.
Após o almoço a comitiva irá conhecer o projecto “Criação de uma indústria de licores tradicionais portugueses”, do promotor Marviflora, em Palmela.

 In Entroncamento Online

Núcleo Museológico Industrial do Tramagal – Abrantes

Tramagal – Abrantes
A ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, homologou o protocolo para a criação do Núcleo Museológico Industrial do Tramagal, em cerimónia realizada no dia 26 de Abril.
O projecto resulta de uma parceria entre a Câmara de Abrantes, a Junta de Freguesia de Tramagal, a empresa Diorama (que funciona nas instalações da antiga metalúrgica), a Predierg e vai permitir a recuperação integral do edifício onde funcionavam os antigos escritórios da Metalúrgica Duarte Ferreira (MDF), a partir do espólio legado pela emblemática empresa. Os parceiros querem assim preservar a memória de um dos pioneiros da metalo-mecânica em Portugal, Eduardo Duarte Ferreira, com a dinamização deste pólo museológico que vai salvaguardar parte do património industrial da empresa.
A intervenção a realizar incide num edifício com dois pisos. Contará com um espaço onde serão instaladas as mostras expositivas e documentais da MDF. No piso superior será construído um pequeno centro cultural, com salas de reuniões, conferências e outros eventos. Será criado um percurso turístico de ar livre que fará a ligação do futuro Núcleo Museológico ao actual Museu “A Forja”. Ao longo do percurso, com cerca de 300 metros, serão colocadas as máquinas de grande porte ali construídas ao longo do século XX, como debulhadoras, ceifeiras ou os célebres camiões Berliet, que equiparam o exército colonial português
In O Mirante

quinta-feira, abril 28, 2011

Direito de Defesa!

Contratação de empresa ROC

Um artigo no DN (online) do dia 27 de Abril, intitulado «Estado adjudicou contratos a empresas que não existiam», a dado momento, diz: “O caso extremo é o dos Serviços Municipalizados de Abrantes, que terão adjudicado uma prestação de serviços a uma sociedade ROC mais de um ano e meio (606 dias) antes de esta ter sido criada.”

Ora, o contrato dos SMA com a sociedade Rosa Mendes, Gonçalves e Associados, SROC foi celebrado em 15 de Outubro de 2008. A sociedade foi constituída em 19 de Agosto de 1993 (ver Diário da República – III série n.º 224 de 23-9-1993). Ou seja, a sociedade não foi constituída ano e meio depois do contrato mas 15 anos antes.

ROC significa Revisor Oficial de Contas. A Lei n.º 12/2007, de 15/01 (Lei das Finanças Locais) instituiu a obrigatoriedade da contratação de um ROC. Os SMA optaram por esta entidade por ser a mesma já contratada pela Câmara Municipal de Abrantes tendo em conta que no encerramento de cada ano económico é necessário fazer a consolidação de contas entre a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados.
Ao contrário do que é afirmado, o contrato foi feito cumprindo todos os requisitos legais.
A pretexto ou não da crise, tem-se assistido a uma campanha que procura denegrir a imagem do setor público, mas é de lamentar que se recorra à mentira mais grosseira para atingir esse objetivo.
Qualquer consulta às entidades em causa, ou mesmo uma pesquisa rápida na Internet, tiraria todas as dúvidas e permitiria uma informação correta. Mas não era certamente essa a intenção dos autores do artigo e do sítio internet a que o artigo faz referência.


"Uma mentira pode correr seis vezes pelo mundo antes que a verdade tenha tempo de vestir as calças." (Twain)

Despesa Pública.

Dezenas de entidades públicas assinaram nos últimos anos contratos por ajuste direto no valor global de cerca de 800 mil euros com empresas que ainda não tinham sido constituídas, revela o novo serviço online Despesa Pública.
O site Despesa Pública (www.despesapublica.com), anunciado hoje, foi lançado por um grupo de cidadãos no Dia da Liberdade, 25 de Abril, com o lema "Saiba onde, como e por quem é gasto o dinheiro dos contribuintes".
Cruzando dados oficiais da criação de empresas e dos ajustes directos (sem concurso público), o site permite chegar a "alguns resultados bastante curiosos e de carácter duvidoso", nomeadamente de contratos e adjudicações feitos por entidades da administração central, regional ou local a empresas ainda inexistentes ou criadas pouco dias antes.
A maior parte dos casos de adjudicações a empresas ainda não formalmente constituídas refere-se a contratos feitos com revisores oficiais de contas (ROC).
O caso extremo é o dos Serviços Municipalizados de Abrantes, que terão adjudicado uma prestação de serviços a uma sociedade ROC mais de um ano e meio (606 dias) antes de esta ter sido criada.
Também a Direção Geral dos Impostos terá adjudicado a compra de uma envelopadora por 14.450 euros a uma empresa que só foi constituída 15 dias depois.
O Ministério da Defesa terá assinado um contrato de 9.160 euros para o fornecimento de material de combate a incêndios por uma empresa que só terá sido constituída 11 dias depois.
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa terá contratado o fornecimento de 50,7 mil euros de material elétrico a uma empresa constituída três dias depois.
Os 30 casos referem-se apenas à data de publicação da adjudicação, mas há mais algumas dezenas de contratos assinados antes de as empresas terem sido constituídas e publicados só depois.
A equipa do site Despesa Pública reconhece que, "por vezes", a informação recolhida "não está 100 por cento correta", pelo que apela à colaboração de todos na sua validação.
Para testar o novo serviço, a Lusa fez algumas pesquisas diretamente nos sites do Governo que servem de fonte ao Despesa Pública (www.base.gov.pt e http://publicacoes.mj.pt) e verificou que são iguais, pelo que, a haver engano, será de alguma das bases de dados.
inDN on line

CONVOCATÓRIA SEM DATA LEVANTA SUSPEITAS DE IRREGULARIDADE

FOI INGENUIDADE OU INTENÇÃO?



In Cidadãos por Abrantes


Com o recurso a este expediente ferido de ilegalidade - a falta da data não permite confirmar a antecedência mínima legal ou estatutária exegível numa convocatória - fica-se com a sensação de que a direcção concelhia foi claramente ultrapassada e a dignidade do cargo da presidente concelhia também sai muito beliscada.

O caso em questão não está mais confinado à mera vida interna do partido, na medida em que a decisão dessa reunião que não constava da ordem de trabalhos visou anular o escrutínio eleitoral autárquico de há ano e meio, onde o cabeçaa de lista à Câmara e actual vereador Santana Maia se viu alvo da "perda de confiança política", quando havia recolhido mais de 5 mil votos nas urnas, e há três anos que vinha sendo a bandeira de referência do PSD em Abrantes, sem qualquer nota de apontamento que pudesse conduzir a um desfecho desta natureza.
A menos que a sua luta frontal face aos adversários políticos municipais ( PS e ICA) pudessem motivar esta opção suícida dos mentores dos actuais dirigentes sociais democratas concelhios, useiros e vezeiros na condução dos destinos da vida municipal muito subserviente à hegemonia socialista.
Ao ser afastado pela convocatória irregular, que ao que se diz só recolheu pouco mais de meia dúzia de votos todos ficámos a saber que a cidadania e a democracia no PSD presidido por Pedro Passos Coelho e cujo secretário geral é Miguel Relvas, - ambos amigos e companheiros do presidente da Mesa de Militantes, desdes os tempos da JSD - valem muito pouco por terras de Abrantes, cujo mau exemplo já não é virgem.
Em 1990 e em 2004 os termos e os modos usados pelo mesmo grupo de militantes que actuam em "cartel" fazem antever que em Abrantes, tudo como dantes...
Pedro Passos Coelho com amigos destes não vai longe. Mas é lá com ele. Pela parte que me toca, lamento ter forçosamente que concluir, que com gente desta laia, a alternativa política municipal de Abrantes nunca poderá ir muito longe. Parece mesmo a propósito: quanto mais débil e desclassificada se mostra a equipa municipal do PS, mais o mesmo grupo de sempre ensaia os passos do tango da complacência.
Infelizmente, tudo isto acarreta custos e prejuízos para o concelho de Abrantes. Não é nenhuma brincadeira. Nem é por acaso que se está fazendo isto, exactamente, nestes termos e neste timing político.
in Pico do zezere

"Os sábios falam porque têm algo a dizer. Os tontos falam porque precisam dizer algo." (Platão)

terça-feira, abril 26, 2011

José Lello diz que mensagem sobre Cavaco no Facebook foi "involuntária"

O dirigente socialista José Lello explicou hoje que a mensagem no Facebook na qual apelidou o Presidente da República de "foleiro" foi "involuntária" e que em "politiquês" teria dito que Cavaco Silva não foi "suficientemente abrangente".
São estes “os nossos” representantes! Belo exemplo que dão às novas gerações.
Não queria escrever o que escreveu??? É a sério ou está a brincar? Ou julga que somos todos idiotas, como ele? Atenção! Este homem é perigoso; cuidado com ele. Eu sei que é parvo, está na cara que é parvo, mas como é dos PS, é perigoso, porque, como ainda estão no poder, tudo o que dizem, é para ser ouvido e divulgado, como sendo verdade, sobretudo pelos "boys" por eles colocados, na comunicação social.

Na verdade este J. Lello apenas perdeu uma boa oportunidade para não abrir boca, quando a abre, ou entra mosca ou sai mostarda bafienta. É como alguém já disse, os incompetentes metem-se na política por não saberem fazer mais nada. PAR.........TAS.

Sr. PR, por favor lhe peço, envie uma caixa de croquetes e rissóis para a casa do lello, é que ele vai ficar desempregado e vai passar necessidades, é que os portugueses não votam em mal-educados, por isso AR, não é para o lello.

Chernobyl

Faz Anos que  ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl!

Chernobil, Chernobyl ou Tchernobil[1] (em ucraniano Чорнобиль, transl. Tchornobil') é uma cidade-fantasma localizada no norte da Ucrânia, perto da fronteira com a Bielorrússia. O nome da localidade significa "Absinto".
Em meados da década de 1970, foi construída pela União Soviética uma central nuclear no noroeste da cidade, no distrito de Raion. Entretanto, Chernobyl não era a residência dos trabalhadores da usina. Quando a usina estava em construção, Pripyat, uma cidade maior e mais perto da usina, foi planejada e construída como residência para os trabalhadores.
Em 26 de Abril de 1986 ocorreu o acidente nuclear de Chernobyl. Um reactor da central de Chernobyl explodiu e liberou uma imensa nuvem radioactiva contaminando pessoas, animais e o meio ambiente de uma vasta extensão do tamanho de Guadalupe. Ironicamente, o acidente se deu durante o teste de um mecanismo de segurança que garantiria a produção de energia em caso de acidentes. A explosão ocorreu quando o sistema era testado em um dos blocos da usina, provavelmente devido à instabilidade do reactor provocada por uma combinação de erros humanos na sua operação e sua construção estar incompleta à época.
No início da madrugada do dia 26, às 1:23 horas, aproveitando um desligamento de rotina, procederam-se à realização de alguns testes para observar o funcionamento do reactor a baixa energia. Os técnicos encarregados desses testes não seguiram as normas de segurança e pelo fato de o moderador de neutrões ser à base de grafite, o reactor poderia apresentar instabilidade num curto período de tempo, o que acabou por acontecer.
As pessoas foram alertadas 30 horas depois do acidente, até então, tudo havia sido mantido em segredo. Apenas 5 trabalhadores da usina sobreviveram ao acidente. O acidente de Chernobyl teve 400 vezes mais radiação do que a bomba atómica de Hiroshima no Japão, após a Segunda Guerra Mundial.

Medidas de descontaminação
Uma espécie de "caixão" de betão (concreto), aço e chumbo foi construída sobre o reactor que explodiu a fim de isolar o material radioactivo que ali se concentra. O combustível nuclear chega a 200 toneladas de núcleo do reactor e uma espécie de magma radioactivo. Mesmo assim, não foi possível a reocupação de todas as áreas que foram contaminadas. (Pivovarov & Mikhalev 2004) 5 milhões de hectares de terras foram inutilizados, e houve contaminação significativa de florestas.

 Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Austeridade - FMI quer subsídio de Natal pago em títulos do Tesouro

Luís Reis Pires   26/04/11 00:05
Os técnicos da ‘troika’ consideram que as medidas de consolidação do PEC IV estão mal avaliadas e exigem mais austeridade.
O impacto das medidas de austeridade previstas no PEC IV foi sobrestimado pelo Governo. Esta é a conclusão a que chegaram os técnicos da ‘troika' que estão em Portugal a avaliar as contas do País para depois negociar um pacote de ajuda. E perante os buracos encontrados, o Diário Económico sabe que o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Comissão Europeia admitem avançar com medidas mais duras do que o inicialmente previsto estando já em cima da mesa a necessidade de o pagamento dos subsídios de férias e de Natal dos funcionários públicos passar a ser feito em títulos do Tesouro.
A concretizar-se esta medida, a partir deste ano, e até final do processo de consolidação orçamental e do programa ajuda externa, os funcionários públicos vão passar a receber o 13º e o 14º mês através de títulos do Tesouro, como certificados de aforro. É quase um regresso ao passado, já que em 1983, aquando da última intervenção do FMI em Portugal, foi uma das medidas exigidas em troca do financiamento externo. Mas na altura o Fundo não tocou no subsídio de férias, apenas o de Natal foi pago em certificados de aforro. E nem foi o montante total, já que uma percentagem continuou a ser paga em dinheiro.
Agora, segundo os técnicos da ‘troika, é preciso ir mais longe: tanto o 13º como o 14º mês devem ser abrangidos e deverão ser pagos na totalidade em títulos do Tesouro português. Este ano a medida só já deverá ter impacto no subsídio de Natal, porque quando o pacote de austeridade da ‘troika' chegar ao terreno já a maioria dos funcionários públicos terá recebido o subsídio de férias. Mas a partir do próximo ano irá incidir sobre ambos.

Há comentários, validos, parabéns ....mas há outros que só demonstram ignorância, refiro-me aos vencimentos dos FP, quem lê aqui os valores ditos até parece que é verdade, então porque é que há funcionários (e é a maioria) a levar para casa 600€ a 800€ de vencimento e já com 35/36 anos de carreira, será que quem fala dos vencimentos da FP, sabe a verdade do que lá se passa ou só fala com pessoal do cimo da pirâmide.
Estou a favor de todos os cortes que devem ser efectuados , mas sim a todos aqueles que ganham exageradamente, nem a esses deveria de ser pago um cêntimo que fosse em certificados de aforro.
Já ganharam demais para aquilo que produziram.

segunda-feira, abril 25, 2011

domingo, abril 24, 2011

Sócrates vs. Medina Carreira.

Vi a entrevista, afeiçoada, de Judite de Sousa a José Sócrates.
"Foi um bom tempo de antena do PS.
Falou-se do alegado sex appeal do Primeiro-Ministro, que se chegou a permitir escolher os temas a que iria responder e prometeu que, se ganhar as próximas eleições, retomará o modelo de avaliação dos professores sem “transigências” mas com mais “delicadeza”...
O momento alto da entrevista foi quando Sócrates anunciou que uma das grandes medidas que tem em carteira para combater o desemprego de mais de 500 mil Portugueses é a criação de 30 mil estágios, ou seja, resolve 6% do problema do emprego. Dizer isto sem se rir não deve ter sido fácil…
O momento mais baixo foi a repetição da mentira de que a sua principal adversária política acha que o casamento existe APENAS para a procriação (esse horrível pecado que parece fazer perdurar e lembrar a alguns a discriminação…), que as obras públicas servem APENAS para dar emprego a ucranianos. A palavra apenas nunca foi dita ou insinuada por Ferreira Leite e Sócrates saberá bem que a insistência na imputação dessa pequena expressão o afasta muito da verdade. Dará jeito mas não é aceitável nem honesto.
Mas o momento verdadeiramente mais revelador da conversa do Primeiro-Ministro na televisão do Estado foi a entrevista que, logo a seguir, Medina Carreira deu na SIC a Mário Crespo.
Medina Carreira referiu-se a Sócrates como esta gente que nos governa; considerou que o Governo está a cometer um crime contra o País ao prosseguir com as obras megalómanas; disse que a reforma da educação é um logro; reconheceu, finalmente, em Manuela Ferreira Leite uma mulher séria e determinada, só esperando que esta se saiba rodear bem caso ganhe as eleições.
Ao comparar a conversa melosa de Sócrates com a entrevista desempoeirada de Medina Carreira lembrei-me do canto das sereias.
Cairão os Portugueses outra vez nesse canto, nessa conversa mole?
Já acordaram? Se não, acordarão ainda a tempo?
Espero bem que sim.
Não por mim, mas por Portugal."

Rui Crull Tabosa

Foi pedido resgate- Henrique Medina Carreira

(Pinto de Sousa)
(Henrique Medina Carreira)
"FOI PEDIDO O RESGATE

Bom, dado o que está em causa é tão só o futuro dos nossos filhos e a própria sobrevivência da democracia em Portugal, não me parece exagerado perder algum tempo a desmontar a máquina de propaganda dos bandidos que se apoderaram do nosso país. Já sei que alguns de vós estão fartos de ouvir falar disto e não querem saber, que sou deprimente, etc, mas é importante perceberem que o que nos vai acontecer é, sobretudo, nossa responsabilidade porque não quisemos saber durante demasiado tempo e agora estamos com um pé dentro do abismo e já não há possibilidade de escapar.

Estou convencido que aquilo a que assistimos nos últimos dias é uma verdadeira operação militar e um crime contra a pátria (mais um). Como sabem há muito que ando nos mercados (quantos dos analistas que dizem disparates nas TVs alguma vez estiveram nos ditos mercados?) e acompanho com especial preocupação (o meu Pai diria obsessão) a situação portuguesa há vários anos. Algumas verdades inconvenientes não batem certo com a "narrativa" socialista há muito preparada e agora posta em marcha pela comunicação social como uma verdadeira operação de PsyOps, montada pelo círculo íntimo do bandido e executada pelos jornalistas e comentadores "amigos" e dependentes das prebendas do poder (quase todos infelizmente, dado o estado do "jornalismo" que temos).

Ora acredito que o plano de operações desta gente não deve andar muito longe disto:

Narrativa: Se Portugal aprovasse o PEC IV não haveria nenhum resgate.
Verdade: Portugal já está ligado à máquina há mais de 1 ano (O BCE todos os dias salva a banca nacional de ter que fechar as portas dando-lhe liquidez e compra obrigações Portuguesas que mais ninguém quer - senão já teríamos taxas de juro nos 20% ou mais). Ora esta situação não se podia continuar a arrastar, como é óbvio. Portugal tem que fazer o rollover de muitos milhares de milhões em dívida já daqui a umas semanas só para poder pagar salários! Sócrates sabe perfeitamente que isso é impossível e que estávamos no fim da corda. O resto é calculismo político e teatro. Como sempre fez.

Narrativa: Sócrates estava a defender Portugal e com ele não entrava cá o FMI.
Verdade: Portugal é que tem de se defender deste criminoso louco que levou o país para a ruína (há muito antecipada como todos sabem). A diabolização do FMI é mais uma táctica dos spin doctors de Sócrates. O FMI fará sempre parte de qualquer resgate, seja o do mecanismo do EFSF (que é o que está em vigor e foi usado pela Irlanda e pela Grécia), seja o do ESM (que está ainda em discussão entre os 27 e não se sabe quando, nem se, nem como irá ser aprovado).

Narrativa: Estava tudo a correr tão bem e Portugal estava fora de perigo mas vieram estes "irresponsáveis" estragar tudo.
Verdade: Perguntem aos contabilistas do BCE e da Comissão que cá estiveram a ver as contas quanto é que é o real buraco nas contas do Estado e vão cair para o lado (a seu tempo isto tudo se saberá). Alguém sinceramente fica surpreendido por descobrir que as finanças públicas estão todas marteladas e que os papéis que os socráticos enviam para Bruxelas para mostrar que são bons alunos não têm credibilidade nenhuma? E acham que lá em Bruxelas são todos parvos e não começam a desconfiar de tanto óasis em Portugal? Recordo que uma das razões pela qual a Grécia não contou com muita solidariedade alemã foi por ter martelado as contas sistematicamente, minando toda a confiança. Acham que a Goldman Sachs só fez swaps contabilísticos com Atenas? E todos sabemos que o engº relativo é um tipo rigoroso, estudioso e duma ética e honestidade à prova de bala, certo?

Narrativa: Os mercados castigaram Portugal devido à crise política desencadeada pela oposição. Agora, com muita pena do incansável patriota Sócrates, vem aí o resgate que seria desnecessário.
 Verdade: É óbvio que os mercados não gostaram de ver o PEC chumbado (e que não tinha que ser votado, muito menos agora, mas isso leva-nos a outro ponto), mas o que eles querem saber é se a oposição vai ou não cumprir as metas acordadas à socapa por Sócrates em Bruxelas (deliberadamente feito como se fosse uma operação secreta porque esse aspecto era peça essencial da sua encenação). E já todos cá dentro e lá fora sabem que o PSD e CDS vão viabilizar as medidas de austeridade e muito mais. É impressionante como a máquina do governo conseguiu passar a mensagem lá para fora que a oposição não aceitava mais austeridade. Essa desinformação deliberada é que prejudica o país lá fora porque cria inquietação artificial sobre as metas da austeridade. Mesmo assim os mercados não tiveram nenhuma reacção intempestiva porque o que os preocupa é apenas as metas. Mais nada. O resto é folclore para consumo interno. E, tal como a queda do governo e o resgate iminente não foram surpresa para mim, também não o foram para os mercados, que já contavam com isto há muito (basta ver um gráfico dos CDS sobre Portugal nos últimos 2 anos, e especialmente nos últimos meses). Porque é que os media não dizem que a bolsa lisboeta subiu mais de 1% no dia a seguir à queda? Simples, porque não convém para a narrativa que querem vender ao nosso povo facilmente manipulável (julgam eles depois de 6 anos a fazê-lo impunemente).

Bom, há sempre mais pontos da narrativa para desmascarar mas não sei se isto é útil para alguém ou se é já óbvio para todos. E como é 5ª feira e estou a ficar irritado só a escrever sobre este assunto termino por aqui. Se quiserem que eu vá escrevendo mais digam, porque isto dá muito trabalho."

Henrique Medina Carreira.

Há muita infidelidade entre os portugueses, mas vida dupla "desgasta"


Os casais portugueses têm agora um sítio na internet onde podem encontrar alguém para “um caso ou uma aventura emocionante”. Os serviços prometem sigilo e felicidade a quem sofre da “rotina”, mas os especialistas alertam para o "desgaste" de uma vida dupla.

“À procura de romance porque em casa tudo virou rotina? Entre em acção aqui!”, anuncia a empresa responsável pelo sítio www.secondlove.pt, no espaço dedicado aos homens. “Não está interessada em grandes mudanças, mas aberta a algo novo?” pergunta o serviço dirigindo-se ao público feminino, a quem o site sugere: “Ofereça-se um romance”.
Os responsáveis da página na internet acreditam que quem “não quer ter problemas na sua relação mas, de vez em quando, acha que a monogamia é monótona” pode encontrar ali a solução, mas os especialistas defendem que a procura de um terceiro elemento para salvar a relação pode ser ainda mais prejudicial.
“Não faz sentido promover a traição entre pessoas assim como não faz sentido promover a violência física e verbal, a mentira ou a promiscuidade. Sabemos que são comportamentos que fazem parte da condição humana, mas a resposta da sociedade não pode ser a de incentivar, mas sim reparar e ajudar a evitar este tipo de comportamentos”, defende a directora clínica e psicoterapeuta na Clínica de Terapia de Casal, Celina Coelho de Almeida.
No consultório de Maria de Jesus Candeias são muitos os pacientes que assumem ter relações extra-conjugais, mas não é com “ânimo leve” que vivem estas histórias: "As pessoas vivem com o medo de ser descobertas e com a culpa" e as mulheres têm, normalmente, “mais dificuldade em lidar com o conflito e acabam muitas vezes por revelar o que se passa”, conta.
Muitas vezes, o terceiro elemento aparece como um “escape” para esquecer as carências da uma relação “sem registos de paixão”, e acaba por ser “idealizado como alguém que vai preencher um vazio”.
A descoberta da traição, alerta a especialista, “abre feridas no casal difíceis de fechar”. Mas existem excepções.
O sexólogo Fernando Eduardo Mesquita lembra os “casais que são bastante abertos” ou as relações em que um dos elementos tem um problema sexual e por isso, em conjunto, decidem que a solução pode passar por uma terceira pessoa. No entanto, na maioria dos casos, um 'affair' representa “um risco para o casal”, sublinha o sexólogo, que lembra que os problemas devem ser resolvidos a dois: “a relação é sempre fortalecida quando não se mete mais pessoas ao barulho”.
Apesar dos “riscos”, os especialistas acreditam que o site se venha a transformar num caso de sucesso.
“Sempre existiram traições e nos últimos anos muitas delas surgem através da procura pela internet”, lamenta Celina Coelho de Almeida. A psicoterapeuta Maria de Jesus acrescenta: "hoje, ao primeiro obstáculo os casais separam-se ou procuram soluções milagrosas, como esta".
O Second Love conta já com 180 mil utilizadores na Holanda, 20 mil na Bélgica e seis mil em Espanha. Para Celina Coelho, o serviço que o site oferece parece "mais um retrocesso do que um passo em frente em termos emocionais: Como podemos investir numa relação, se cada vez mais procuramos soluções imediatas e superficiais? As relações satisfatórias e prazerosas requerem investimento, disponibilidade e capacidade para lidar com a frustração, seja numa relação de casal, de pais e filhos ou de amizade”.
@Lusa


sábado, abril 23, 2011

Mais uma entre muitas outras… Mentiras!

Governo ocultou aumentos na tropa

Teixeira dos Santos(O Mentiroso)

Os ministros da Defesa, Augusto Santos Silva, e das Finanças, Teixeira dos Santos, estavam obrigados por lei a assinar um despacho conjunto que garantisse a execução orçamental do novo sistema remuneratório.
“O Governo escondeu o aumento das despesas salariais geradas pela entrada em vigor, a 1 de Janeiro de 2010, do novo regime remuneratório das Forças Armadas. Os ministros das Finanças e da Defesa tinham a obrigação legal de assinar um despacho conjunto que assegurasse as verbas para pagar a subida dos encargos com ordenados, mas, segundo um documento do Exército, esse despacho não existe. E, por isso, este ramo diz que "tal despacho deve ser proferido com os seus efeitos retroactivos [aplicáveis] a 1 de Janeiro de 2010".
O novo regime remuneratório das Forças Armadas é categórico no artigo 31º, nº 6: "A execução orçamental do disposto nos números 2 e 3 é assegurada por despacho dos membros do Governo responsáveis pelas áreas das Finanças e da Defesa." O CM questionou o Ministério da Defesa, mas até ao fecho desta edição não obteve resposta.
Devido à inexistência deste despacho, a Inspecção--Geral de Finanças (IGF), na sequência de uma auditoria realizada este ano ao Ministério da Defesa, criticou o aumento dos encargos salariais. Até porque a IGF, na análise do Exército, diz que o novo regime remuneratório devia implicar "uma contenção orçamental e a redução da despesa com pessoal".
o Correio da Manhã